top of page

Sabes se és um falso magro?


Existem pessoas que visualmente parecem magras. Mas serão mesmo? Conheça os falsos magros.

Durante muito tempo, a relação entre peso e altura era determinante para se perceber se as pessoas estavam, ou não, saudáveis. Este cálculo é definido por Índice de Massa Corporal (IMC) e atualmente, especialmente quando o assunto envolve saúde, já não á aceite pela ciência. Isto porque existem pessoas magras com uma elevada percentagem de gordura, os chamados falsos magros, e existem pessoas com excesso de peso sem problemas de saúde associados, geralmente os que adotam estilos de vida mais saudáveis ao incluírem na rotina diária a atividade física e desportiva e uma boa alimentação.


Assim, como podemos perceber se o nosso corpo está realmente saudável?

A bioimpedância é um exame rápido que revela com detalhe a composição do organismo, sendo possível determinar através do mesmo a proporção de massa muscular, gordura e água. A falsa magra é a pessoa que aparenta ser magra, mas de acordo com a bioimpedância tem uma percentagem de gordura acima de 28%, no caso do género feminino, e acima dos 20% no caso do género masculino, mesmo que o peso esteja normal.

Mais gordura e menos massa muscular é uma das caraterísticas da pessoa falsa magra. Esta gordura encontra-se maioritariamente na zona abdominal, a famosa gordura visceral que ao ficar próxima a alguns órgãos vitais esta associada a um maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o enfarte ou a aterosclerose. Colesterol elevado, hiperglicemia e alterações na tireoide são outras das patologias associadas ao falso magro.


A alimentação sem qualidade e sedentarismo são os principais causadores da composição corporal de uma pessoa falsa magra, sendo assim, as principais estratégias de combate passam pelo cuidado e seleção mais equilibrada e saudável dos alimentos e claro pela prática regular de atividade física e desportiva.


Queres saber que tipo de corpo tu tens? Marca uma avaliação física e descobre.


Fonte: holmesplace

Comments


bottom of page