top of page

Qual a melhor hora do dia para treinar?



Na realidade, não existe melhor ou pior, certo ou errado no que diga respeito à hora do treino. Descubra aqui porque.

O período ideal para treinar é aquele que corresponde à disponibilidade que cada um tem para praticar exercício regularmente, sendo a frequência um dos pontos mais importantes para ter resultados em qualquer atividade física.

Porém, existem fatores fisiológicos, comportamentais e ambientais que tendem a trazer certas vantagens e desvantagens ao treinar em determinados momentos do dia. Antes de continuar, é preciso entender que, os prós e contras apresentados não significam que não vá existir queima de gordura ao treinar à noite ou deixar de ganhar músculo se treinar de manhã, por exemplo.


O que devo salientar é que existem períodos do dia, com condições um pouco mais favoráveis para determinados objetivos, no entanto, na lista de coisas com que nos devemos preocupar para obter resultados com o exercício, o horário aparece bem lá no fim. Antes, existem muitos outros pontos importantes, como alimentação, sono, descanso, planeamento do treino, orientação profissional, etc.


Manhã

VANTAGEM – Bom momento para queimar gordura.

Quando acordarmos, o cortisol (hormona do stresse) está naturalmente elevado. Esta substância é conhecida pela sua função catabólica, no equilíbrio eletrolítico e no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. A atuação do cortisol no organismo é antagónica à insulina, por conseguinte sendo análoga à do glucagon, inibindo a sua produção, responsável por levar a glicose (açúcar) para dentro das células, para que a substância seja usada como combustível. Isso pode obrigar o organismo a usar mais gordura como fonte de energia no exercício, especialmente em atividades aeróbicas (corrida, bicicleta, natação,…)

Ir para o ginásio logo ao acordar também pode ajudar a promover uma mudança de comportamento que contribui para o emagrecimento. Num estudo publicado recentemente no International Journal of Obesity, as pessoas que treinaram na parte da manhã tiveram maior perda de peso do que quem treinou após as 15h.


Segundo os cientistas, entre os fatores que contribuíram para esta conclusão, estão numa maior adesão ao exercício (pois de manhã por vezes, dificilmente teremos outros compromissos que nos impossibilitam de ir treinar), e uma pequena redução nas calorias ingeridas ao longo do dia (possivelmente, por iniciar o dia com uma atitude saudável, as pessoas evitaram cometer abusos alimentares e colocar a perder todo o esforço matinal).


DESVANTAGEM – Menos disposição e força.

Além da falta de disposição física natural que muitas pessoas têm ao acordar, os músculos estão frios, tensos, pouco flexíveis e o nível de força tende a ser menor pela manhã. Isso prejudica atividades que exigem força e explosão (como musculação, sprints de corrida).

O cortisol, que menciono estar naturalmente elevado nesse momento do dia, inibe a produção de testosterona, hormona importante para a construção muscular e para o ganho de força. Saliento novamente que, embora o período não seja o mais propício, não quer dizer que não haja adaptação para aumento de massa muscular ou de força. Os resultados com certeza virão.



Tarde

VANTAGEM – Alto desempenho

Esse tende a ser o momento em que o corpo apresenta melhor desempenho físico, especialmente algumas horas após o almoço. Motivo: por ter se movimentado ao longo do dia, os músculos estarão mais irrigados e as articulações bem lubrificadas. Além disso, se já fez duas grandes refeições, acumulou um bom aporte de energia, permitindo manter uma boa intensidade no exercício e otimizar resultados, tanto para o emagrecimento quanto para o aumento de massa muscular.


DESVANTAGEM – Dificuldade de encaixar na rotina

Por ser um período propício a mais distrações, (um lanche com colegas, um copo com amigos…), a desvantagem será estabelecer a rotina do treino, logo, será difícil treinar na parte da tarde. Além disso, se fizer um almoço muito pesado, pode ficar indisposto e ter problemas digestivos. Por fim, e para quem pratica modalidades ao ar livre, a parte da tarde não é muito vantajosa, pois está mais calor, o nível de poluição tende a ser maior e a humidade do ar mais baixa, fatores que poderão prejudicar o desempenho físico.



Noite

VANTAGEM – Maior hipertrofia e redução do stresse.

Metabolicamente, “generalizando”, treinar à noite tende a ser mais vantajoso para quem procura ganho de massa muscular. Nesse momento, os músculos ainda estão aquecidos e com melhores resultados nos níveis de força, comparativamente ao período da manhã, permitindo o aumento das cargas nos treinos de força. Além disso, vai iniciar o processo de reconstrução muscular perto da hora de dormir, momento em que o organismo produz hormonas importantes para esse processo, como testosterona e GH. Para muitas pessoas, o exercício noturno ainda é uma grande válvula de escape para aliviar a tensão de dia stressante.


DESVANTAGEM – Acumulação de cansaço e dificuldade para dormir

O cansaço mental e físico, acumulado ao longo do dia, podem complicar a concentração para treinar, prejudicando os níveis de energia, atrapalhando a performance durante o treino, comprometendo inclusive, a qualidade e segurança dos movimentos. À noite, é também um período em que costumam surgir outros obstáculos que levam a prescindir do treino, especialmente se não for disciplinado, em horários e compromissos.

Outro problema de treinar no final do dia é que o exercício aumenta a agitação mental e gera dificuldade para dormir, e isso prejudicará a recuperação muscular pela insuficiência de descanso. Se for o seu caso, o ideal é evitar atividades de alta intensidade de duas a três horas antes de ir dormir, pois elas libertam grande quantidade de adrenalina e outras substâncias que prejudicam a indução do sono.


fonte: holmesplace

Comentários


bottom of page