top of page
Foto do escritorFábio Lé

Os benefícios do treino de força


Costuma realizar treino de força? Conheça os seus benefícios.

Um programa de treino de força bem planeado e executado de forma consistente, pode produzir inúmeros benefícios, entre eles:

– Aumento da capacidade funcional, desempenho motor e postura – Aumento da força – Mudança de composição corporal – Aumento da taxa de metabolismo basal e da glicose – Melhoria do perfil lipídico e lipoproteico – Diminuindo tempo do trânsito gastrointestinal – Fortalecimento da estabilidade articular e diminuição do risco de lesões – Melhoria da mobilidade – Aumento dos níveis de autoestima


A força é a capacidade responsável pelo movimento e tem influência direta em todas as restantes capacidades físicas. No entanto, quando nos referimos a treino de força, facilmente associamos só a utilização de cargas elevadas, mas é mais do que isso e deve estar presente nas rotinas de treino de todas as pessoas.


Com desenvolvimento da massa muscular as tarefas diárias tornam-se mais fáceis. Ajudando numa idade mais avançada onde se verifica uma perda natural da massa muscular, melhorando a qualidade de vida dos idosos, e por isso é que o exercício físico em todas as idades é tão importante.


O aumento da massa muscular altera a composição corporal influenciando diretamente a diminuição da massa gorda, aumentando assim as necessidades energéticas do nosso organismo. Um corpo mais musculado é um corpo que consome mais calorias, acelerando o metabolismo e assim o gasto energético. Desta forma torna o corpo mais eficaz a metabolizar a gordura e os hidratos de carbono, ajudando no processo de emagrecimento.


Mais benefícios

O treino de força pode acelerar o tempo de trânsito intestinal. O desenvolvimento da musculatura do core pode influenciar e ajudar nas contrações intestinais e assim ajudar a que os intestinos funcionem de forma mais eficaz.

Ajuda ainda na prevenção de lesões devido a melhorias dos músculos em redor das articulações, protegendo-as, ajudando na prevenção de artrites e osteoporose. Para prevenir perdas de amplitude de movimento o treino deve contemplar o desenvolvimento equilibrado entre músculos agonistas e antagonistas. De um modo geral qualquer exercício de força deverá ser efetuado em toda a amplitude do movimento para uma maximização dos seus benefícios.


Desta forma potencia o desenvolvimento da força em todos os ângulos de movimento otimizando o movimento diminuído o risco de encurtamento muscular que influenciaria a diminuição da mobilidade.


Todas as alterações corporais inerentes ao treino de força vão influenciar a perceção do seu próprio corpo tornando-se mais confiante em si mesmo e mais agradados com as conquistas conseguidas. Tornando-se mais autoconfiantes.

Em suma, o treino de força traz uma série de benefícios, que não se esgotam aos enumerados neste texto, e que influenciam física e psicologicamente o indivíduo. Devem ser considerados nas suas rotinas diárias de treino de maneira coerente e planeada com objetivo a ter ganhos consistentes e seguros.


Em caso de dúvida não hesite em procurar a ajuda de um profissional da sua confiança que o ajude a progredir de forma cuidada e coerente.

fonte: holmesplace

Comments


bottom of page