Como perder peso de forma sustentável
- Fábio Lé
- 14 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Perder peso às vezes pode não ser o complicado mas sim essa perda ser sustentável e coerente ao longo do tempo.
Se realizarmos um inquérito em qualquer ginásio, em qualquer parte do mundo, a questionar o porquê da pessoa se ter inscrito, grande parte das respostas vão estar relacionadas com o controlo de peso. Seja para ganhar, manter ou perder peso. Na sociedade atual o acesso às calorias tornou-se demasiado fácil e se aliarmos a isso o fator sedentarismo, devido também à modernização dos empregos, temos a receita perfeita para um descontrolo daquilo que é considerado um peso saudável.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2016, 39% dos homens e 40% das mulheres sofriam de excesso de peso e 11% e 15%, respetivamente, chegavam mesmo à obesidade. Posto isto, e conhecendo os diversos problemas que estão relacionados com este problema, é muito importante combater e diminuir essas percentagens.
Então, como vamos fazer isso?
A melhor resposta é Défice Calórico.
Défice calórico é a diferença entre as calorias (kcal) gastas e as calorias ingeridas e normalmente esta diferença é calculada de forma diária, apesar de em alguns casos a contagem é feita semanalmente. De preferência, a gestão destas calorias deve ser feita por profissionais qualificados, sendo normalmente a ingestão controlada por Nutricionistas e as gastas por Personal Trainers.
O cálculo das calorias ingeridas é relativamente fácil de realizar, visto que os alimentos embalados contêm uma tabela de declaração nutricional, normalmente com uma relação de calorias por 100gr e existem já várias aplicações para smartphone onde se podem registar todos os alimentos ingeridos ao longo do dia.
Em relação às calorias gastas, temos o nosso metabolismo basal, que é calculado através da idade e peso, e temos as calorias gastas em atividade. Estas últimas são geralmente estimadas pelos próprios ergômetros (passadeiras, bicicletas, etc.), ou pelos mais recentes smartwatches.
Então e se eu fizer jejum e ingerir 0kcal, não seria mais rápido?
ERRADO! O corpo humano necessita de macro e micronutrientes para o seu normal funcionamento, que só conseguimos obter através da alimentação. Novamente, em parceria com o(a) nutricionista deve ser criado um plano alimentar equilibrado que permita manter esses níveis de nutrientes, mas que elimine as calorias desnecessárias da dieta. Em simultâneo devo criar, junto com um Personal Trainer, um plano de exercício que permita aumentar as calorias gastas de atividade de forma segura e consistente. Devo ser capaz de encontrar um défice calórico com que me consiga comprometer, de forma saudável, e que consiga manter durante um período de tempo suficiente para alcançar os objetivos definidos.
É hoje o dia em que se vai comprometer?
fonte: holmesplace
Comments