top of page
Foto do escritorFábio Lé

Como Ganhar Massa Muscular com Alongamentos




Num estudo anterior já se tinha verificado que a realização de alongamentos específicos para cada grupo muscular, no final de séries de treino resistido, potencia os ganhos de massa muscular, pelo menos no músculo vasto lateral (quadríceps). Isto embora as diferenças para outros grupos musculares não tenham sido estatisticamente significativas comparativamente ao grupo de controlo.

Mais recentemente foi conduzido outro trabalho de investigação onde também se procurou, entre outros parâmetros, determinar a possível influência dos alongamentos na circunferência muscular.


O Estudo

Neste estudo investigou-se os efeitos de um elevado volume de treino de alongamentos estáticos na arquitetura muscular.

Quatro vezes por semana, as voluntárias completaram a sessão de alongamentos antes do habitual treino de voleibol e uma quinta sessão era conduzida em instalações de treino.

Cada sessão de alongamentos consistiu em 2 séries de 6 exercícios de alongamentos conduzidos numa tábua de alongamentos e sem intervalos de descanso.


O volume e a intensidade das sessões de exercícios de alongamentos foram progressivamente aumentados ao longo de 12 semanas via aumento do tempo de duração de cada repetição e, consequentemente, da duração total de cada sessão.


De notar que nas últimas três semanas, os investigadores aumentaram a intensidade das sessões pedindo às atletas que movimentassem o corpo para a frente.


De referir que estas atletas não realizaram sessões adicionais de força nem de resistência.

Estes investigadores advertem que os resultados do seu estudo, que foi conduzido em atletas adolescentes ainda em fase de crescimento, não devem ser generalizados para indivíduos com outras faixas etárias e diferentes tipos e níveis de atividade física.


Em resumo, neste estudo registaram-se aumentos significativos nos os músculos gastrocnémios “gémeos”, já que o objetivo do estudo seria auemntar a capacidade de salto e aumento de força / massa muscular, com a introdução de exercícios de alongamentos estáticos. De referir que a área de seção transversal reflete o tamanho de um músculo e serve de estimativa da sua hipertrofia ou atrofia.


NOTA: Estes resultados podem ser animadores para os praticantes de musculação e outros indivíduos que pretendam ganhar massa muscular, especialmente para aqueles que têm dificuldades em desenvolver os músculos gastrocnémios (“gémos”).


Fonte: musculacao.net

Comments


bottom of page