Apresento estratégias simples para diminuir o cansaço durante o treino e maximizar os resultados e ainda cinco dicas práticas para manter a energia e superar o cansaço durante o treino.
1 - Avaliação física antes de iniciar
A primeira fase desta avaliação chamada Anamnese consiste na recolha de dados de saúde do cliente, falar de problemas de saúde que já possam ter ocorrido ou de alguns indicadores mais relevantes do seu estado atual, tais como: tensão arterial, frequência cardíaca, lesões, limitações.
Mediante esta recolha de informação a elaboração do planeamento associado ao objetivo torna-se muito mais eficaz e mais completo.
2 – Rotina de treino
Criar uma rotina de treino intercalada com dias de descanso ajuda que a rentabilidade nos treinos seja mais bem sucedida.
Descobrir a melhor altura para se treinar (manhã ou tarde) faz com que o corpo de adapte melhor à sua rotina e assimile melhor a sua evolução.
3 – Aquecimento e alongamentos
Um bom aquecimento na atividade física, é fulcral. É uma forma de rentabilizar todo o treino, evoluir nos exercícios e evitar lesões.
Os alongamentos, também são um fator importante visto que não sendo feitos podem limitar na recuperação e execução de exercícios nos dias seguinte.
4 - Hidratação
O nosso corpo é composto por 60% de água, sabiam?
A água é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos.
Negligenciar o consumo de água durante o treino pode causar a desidratação, tonturas, dores musculares, tensão baixa, entre outros...
A regra é simples: se treinar, deve-se hidratar.
5 – Descanso
No meu ponto de vista o descanso é tanto ou mais importante que o exercício físico em si.
Ele vai definir no treino de força a sua finalidade, no treino metabólico a sua efetividade e no treino cardiovascular a sua rentabilidade.
É um pilar fundamental para que cada ação do treino seja feita com a maior envolvência a nível neurológico e muscular
Comments